sexta-feira, 29 de julho de 2011

Expedição Machu Picchu - La Paz, o fatídico dia extra!

Uma das coisas mais interessantes de se fazer uma viagem independente é justamente a possibilidade de mudanças de planos no meio do caminho. Adoramos La Paz e decidimos ficar um dia a mais. Acordamos entusiasmados após o downhill pela estrada da morte e saimos sem rumo pela cidade. O objetivo era sentir o clima, perceber o jeito das pessoas, fotografar aos montes...  La Paz tem características marcantes. Ônibus antigos, quantidade imensa de táxis, ladeiras intermináveis, muitos policiais pelas ruas, as cholas (mulheres descendentes de indígenas que se vestem de forma peculiar), muita pobreza... Belíssimo cenário para os amantes da fotografia! Em relação aos ônibus antigos, o governo estava tentando retirá-los das ruas e isso estava causando um certo descontentamento da população. Havia possibilidade de uma paralização total das rodovias em forma de protesto. Para nossa sorte acabou não acontecendo, mas descobriríamos mais tarde que estas manifestações podem afetar de uma maneira impressionante o planejamento de uma viagem... A hora do almoço foi chegando e o Jean deu a idéia de comermos no Burger King para darmos um descanso das lhamas, pollos e coisas parecidas... Aceitamos sob alguns protestos do Joalbo. Escolhemos nossos lanches e sentamos no lado de fora onde, logo depois, sentou um senhor bem vestido de terno na mesa vizinha (eram apenas 2 mesas)... Estávamos no meio do lanche quando aparece um senhor oferecendo revelação de fotografias mais baratas. Falamos que não queríamos, mas ele insistiu. De repente, desistiu da insistência e se retirou. Instantes depois olhei para baixo e percebi que minha mochila não estava mais lá! Segundos de embriaguez e corro para a rua com a esperança de ver alguém com a mochila nas costas. Doce esperança!!! Vou atrás do segurança da lanchonete. O mesmo era bastante carrancudo, mas quando contei a história quase abriu um daqueles sorrisos verdadeiros e dignos de uma linda fotografia... Percebi de imediato que não havia mais volta. Todo o meu equipamento fotográfico, óculos de sol, algumas roupas, garrafa térmica, lanternas, carregador de celular e mais algumas coisinhas não me pertenciam mais... O segurança perguntou se eu queria dar queixa na polícia. Só se fosse para flagrar mais um sorriso daqueles... Foram 5 minutos de bobeira! Nada mais que isso! Coisa que geralmente não acontece comigo. O local onde estávamos não permitia que ninguém passasse. Foi coisa de artista mesmo... Mais tarde chegamos à conclusão que o senhor das fotografias nos tirou a atenção e o senhor bem vestido de terno deve ter puxado a mochila nesse momento... Voltamos à rua e meus 2 amigos ofereceram suas máquinas para que eu continuasse com os registros. Foram alguns minutos de adaptação à perda material e psicológica!


Eu tinha duas escolhas: continuar como se nada houvesse acontecido e aproveitar a viagem ou ficar me lamentando e sofrendo por algo que não teria solução. Escolhi a primeira alternativa, peguei a máquina do Jean (que ainda está comigo) e recomecei do zero. Serviu de lição! Burger King na Bolívia jamais!!!
Pegamos um táxi e pedimos que nos levasse a um mirante de onde pudéssemos avistar a cidade pelo alto.  La Paz realmente é muito peculiar.




Descemos e fomos fazer algumas compras: mochila, carregador de celular, lanternas, óculos de sol, algumas roupas... Continuamos nossa caminhada sem rumo pela cidade.







Saimos para nosso último jantar em La Paz. Escolhemos um bom fast food boliviano! Chamava-se Brosso. Voltamos ao hotel e agendamos o ônibus turístico para Copacabana na manhã seguinte. Foram 30 bolivianos por pessoa. Ele nos buscaria no próprio hotel. Bye Bye La Paz, faça bom proveito da minha máquina fotográfica...

Um comentário:

  1. Putz, cumpadi! Que bom que vc tomou a melhor escolha.. eu teria perdido o resto da viagem me lamentando! hehehehe. Excelentes fotos!

    ResponderExcluir