quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Madri, apenas uma coadjuvante?

Quando escolhi Madri como um dos destinos de minha viagem ouvi de diversas pessoas que consultei que era uma cidade meio apagada, velha e sem grandes atrações. Confesso que quase mudei meu roteiro, mas insisti na idéia e passo a contar detalhes desta aventura espanhola.
Madri foi a última cidade em que estive durante minha viagem de 10 dias. Saí de Marrakech num avião da easyjet (boa opção e com preços imbatíveis se comprar com antecedência) rumo à capital espanhola. Após 3 dias debaixo de sol escaldante e com todas a experiências que passei naquela cidade, estava bastante cansado e sem grandes pretensões. Ao chegar, agente alfandegário mal encarado e querendo dificultar minha entrada. O desânimo era tanto que quase pedi para que me mandasse logo de volta ao Brasil. Acho que percebeu isso e liberou minha entrada, não sem antes deixar bem claro que era "o cara". Tudo parecia de acordo com minhas informações sobre a cidade. Fui ao balcão de turismo e descobri que o único meio de transporte até o centro seria o metrô (único, pois já tinha descartado o táxi). Vinte minutos de caminhada atravessando o aeroporto de Barajas até chegar à estação. Longa espera pelo meu transporte subterrâneo, gente para todo o lado, viagem em pé com mala, mochila e camêra (elas sobreviveram à Marrakech)... Por que não desisti dessa cidade? Após alguns longos minutos cheguei ao meu destino. Quando voltei à superfície, comecei a gostar do que estava vendo. Uma cidade muito bonita, com ruas largas, praças e um clima bastante agradável. Primeiro grande desafio: achar onde estava hospedado. Desta vez, diferente de Barcelona, a coisa complicou. Perguntei para uma senhora que vendia algo que nem tenho idéia do que era e ela me apontou para o único caminho que com certeza não levaria ao meu hotel! Pena que descobri isso um pouco tarde... De volta a rota, passo novamente pela simpática senhora que orientava outros pobres turistas. Resolvi perguntar numa grande cafeteria. Como uma língua tão próxima à nossa pode parecer tão estranha quando precisamos disso para sobreviver? Ninguém falava inglês! Ter em mãos um mapa das ruas me ajudou bastante. Finalmente cheguei ao hotel, chic and basic era o nome. O local realmente fazia jus à denominação. Gostei! Depois de ter passado a experiência de sardinha no box do banheiro (foi o ambiente mais apertado em que já estive, mal dava para levantar a mão para lavar a cabeça), saí para tomar uma cerveja. O hotel era muito bem localizado, no centro de tudo.
Pub legal, cerveja de primeira, começo a perceber o andamento das coisas. As pessoas vão de bar em bar bebendo e comendo como se fosse uma procissão. Isso começa no final da tarde e vai até o amanhecer. Se quiser ir a lugares legais, basta seguir o fluxo... Tomei mais algumas cervejas e voltei ao hotel.
Dia seguinte comecei a visitar a cidade e realmente gostei muito. Museu do Prado, residência real, mercado de San Jose...






No final do dia, resolvi seguir a "procissão". Jogo da seleção espanhola! Todos os bares lotados para ver o show da Fúria (como é conhecida a seleção da Espanha). O clima de integração é bem interessante e eis que surge um irlandês a puxar conversa... Quando soube que eu era do Brasil, veio a pergunta fatídica:
- Vc trabalha com produção de cocaína?
A resposta veio imediata na cabeça: Lógico! Mando tudo para cá para vocês consumirem e ainda trabalho como cafetão nas horas vagas servindo aos irlandeses que não conseguem mulheres! Porém pela total falta de fluência no idioma limitei-me a dar um sorrisinho sem graça e dar um belo gole na minha Guiness (que por absoluta coincidência, é uma excelente cerveja irlandesa). Temos uma excelente fama lá fora quando se trata de futebol e música e só! Tráfico, favelas, violência, corrupção, Sarneys, Arrudas, Moluscos... Será que fazemos por merecer mais? Isso é assunto para outro momento...
Fiquei pouco tempo, mas tive a certeza que a cidade é mais merecedora que sua fama (pelo menos a dos que me informaram). Tive que sair do hotel por volta das 6 horas da manhã para o retorno ao Brasil e a rua estava cheia de gente que ainda curtia... Definitivamente, Madri tem muito a oferecer...

2 comentários:

  1. Hahahahaha Você com cara de traficante foi a melhor da viagem!!!!
    bjs Aline

    ResponderExcluir
  2. heheheh... incrível como entendemos quase tudo o que eles falam e eles não entendem quase nada do que falamos!!
    Abraços, Halisson

    ResponderExcluir