sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Egito - Sharm el-Sheikh

Após 4 dias vivendo intensamente a história antiga, fugindo intensamente das negociações cansativas em todos os cantos, iríamos para um lugar apenas para curtir a vida no melhor estilo. E começamos bem: classe executiva entre Luxor e Sharm el-Sheikh! O voo seria curto, mas a primeira vez a gente nunca esquece. Como diria o ditado: alegria de pobre dura pouco! O avião era um Embraer 170 (olha o Brasil aê!) e a classe executiva eram 2 fileiras sem diferença de espaço para a classe econômica a que estamos habituados. Na hora do lanche ganhamos uma fatia extra de bolo de laranja e tenho que ser justo: estava deliciosa!


A cidade é quase um balneário europeu e os locais se aproveitam disso para ganhar um bom dinheiro. Tudo tem sua cotação em euros. Os taxistas não usam o taxímetro por decreto nenhum! Nem adianta pedir! Tentamos em vão e acabamos pagando o que eles pediam, não sem antes barganhar. Apesar da negociação, pagamos valores com diferença de até 200% para os mesmos trechos! Existem opções de hospedagem bem econômicas, mas no geral grandes resorts não saem caro. Se a sua intenção for uma coisa mais tranquila tipo mochilão, sugiro que seu destino seja Dahab ou Hurghada, esse último local preferencialmente para os mergulhadores (essa dica é baseada em minhas pesquisas e relatos de outros viajantes, não conheci nenhuma das duas). Como nosso objetivo era passar alguns dias sem nenhuma preocupação com passeios ou programas históricos, reservamos um bom resort, o Renaissance Golden View Beach Resort. Foram 5 dias de decisões difíceis: qual piscina? Qual trecho da praia exclusiva? Snorkel? Cerveja Stella (egípicia) ou Sakara? O lado ruim desse resort é que internet wi-fi apenas em um dos bares e após a compra de qualquer drink. Ainda pudemos apreciar danças típicas à noite, como a Tanoura, variação dos Dervishes turcos. Rodar, rodar e rodar... Só de lembrar já dá tontura!

















Saimos apenas para fazer snorkeling no mar vermelho, para passear na cidade e outro para o Little Buda, onde pudemos ter uma idéia dos malucos europeus que andam por lá. A dica é comer sushi segundo à sugestão do garçom. Acabamos ganhando o acesso V.I.P. Apesar de ser legal, não estava muito cheio. O Rodrigo e a Roberta foram também na Pacha e disseram que estava bem mais animada. Para o snorkeling basta escolher umas das 300 mil agências. Todas oferecem a mesma coisa: duas paradas para mergulho e retorno por volta de 16h com almoço e bebidas (não alcoólicas) incluídos. Leve uma máquina à prova d'água, vale a pena. Compramos uma por lá mesmo, mas a qualidade não era das melhores.
















No final dos 5 dias pegamos o avião de volta ao Cairo, Dubai, São Paulo e finalmente Brasília. Foi extremamente cansativo, mas ver o sorriso de nossa pequena quando nos encontramos fez qualquer cansaço parecer uma migalha. Prometemos que na próxima viagem seria incluída! Já faz mais de 1 mês e a promessa continua viva em sua memória.
No voo entre o Cairo e Dubai descobrimos que a revolução no Egito tinha recomeçado. Saímos na hora certa! Uma triste notícia para um povo tão sofrido e que luta por algo melhor. Espero que a solução seja a melhor possível e que a paz possa reinar, se bem que conhecendo um pouco dos homens, acho bem pouco provável...

7 comentários:

  1. Maria Cristina Rezende30 de dezembro de 2011 às 20:04

    Que lindo Cláudio! Estou adorando seus "diários de viagem" e as fotos estão simplesmente maravilhosas. Como vcs, adoro viajar. Digo que é meu "investimento de vida". Parabéns, continuem publicando suas experiencias, pois servem tbém de roteiro. Um Ano Novo simplesmente maravilhoso para vocês.
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cláudio! Tudo bem?

    Que viagem bacana :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera dessa semana, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia Paulista

    ResponderExcluir
  3. Valeu Cristina! Valeu bóia! É muito bom poder estar 2 vezes na viajosfera em tão pouco tempo. Motiva para continuar viajando e dividindo as histórias.

    ResponderExcluir
  4. Artigo muito bacana , parabéns pelo site .

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudio, muito boa esta série de posts sobre o Egito! Certamente quando for para lá irei utilizar seu relatos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Cara... Show de bola! Que mar lindo! Continue escrevendo e publicando seus diários de bordo.... Parabéns!
    Abraços,
    Carlos Lima Jr.

    ResponderExcluir