quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Um dia na neve - Santiago, Chile

Desde que decidimos nossa viagem para Santiago, a maior expectativa de nossa pequena era brincar na neve pela primeira vez. Desta forma, esse foi o passeio mais planejado apesar de nossa total falta de afinidade com os esportes de inverno. Agosto é um bom mês para ir com esse propósito. Há bastante neve, porém diminui a quantidade de gente. Se quiser garantir esse programa é bom escolher os meses de julho, agosto e início de setembro.
Antes de subir, duas coisas muito importantes: escolher o transporte e alugar roupas adequadas caso já não as possua. Existem muitas empresas de transporte que cobram em torno de 10.000 pesos chilenos (aproximadamente 40 reais) por pessoa para ida e volta saindo de um ponto pré determinado. Esse é o meio mais barato. Uma das mais conhecidas (se não for a mais) é a Ski Total. Desaconselho fortemente alugar o carro e subir dirigindo. A estrada é muito perigosa e dirigir na neve ou gelo não é para qualquer um. Escolhemos ir de táxi, pois nos daria uma liberdade maior. Contratamos o Marcelo Bustos (celular 09-56099830) que nos cobrou 70.000 pesos chilenos para ficar o dia inteiro à disposição. Pedimos para subir até Farellones uma vez que iríamos apenas brincar na neve. Ele mesmo nos levou à loja para aluguel de roupas (o nome era algo como ski barato para brasileiros). Roupas para crianças pequenas são bem complicadas de encontrar, principalmente botas e luvas. Como havíamos levado as roupas de nossa sobrinha suiça, não tivemos problemas com isso. A questão foi convencer nossa pequena a usar as roupas! Não havia jeito! Partimos assim mesmo, pois acreditamos que quando chegássemos ao destino a coisa ia se resolver rapidamente. A estrada é tranquila até chegarmos à subida propriamente dita. São 40 curvas de deixar qualquer um algo nauseado. Se quiser subir até o Vale Nevado são mais 20! Apesar disso, o caminho é extremamente bonito.




O Marcelo foi na tranquilidade o que ajudou muito a minimizar esses efeitos. No caminho ele alugou as correntes para as rodas, porém como a neve esse ano não caiu como deveria, nem foi preciso utilizar até Farellones.
Após convencermos a pequena da necessidade do uso das roupas especiais partimos para nossa aventura. Infelizmente, como a neve não tinha caído em quantidade suficiente, quase nada funcionava. O Tubing estava fechado. Apenas as tirolesas estavam abertas. Pedimos para passear um pouco, apenas para brincar e fomos atendidos prontamente. Todos a postos e nossa guerra de neve começou! Claro que só uma pessoa acertava em cheio. Alguém advinha? Foram sorrisos e gargalhadas que pagaram qualquer coisa!





No final da guerra o papai "errou o alvo" e acertou em cheio no rosto da pequenina! Até hoje ela não esqueceu... Para marcar nossa presença deixamos um enorme boneco de neve...
Almoçamos em uma lanchonete muito legal com boa música, boas bebidas e excelentes sanduíches (hamburguer mesmo para fugir da dieta), mas não espere pagar pouco na refeição.


Terminamos nosso almoço e nossa pequena foi pegando no sono. Hora de voltar! Hora de encarar as 40 curvas novamente! Sensação de dever cumprido. O dia mais esperado da viagem, sem dúvida foi um dia extremamente feliz e que gerou a promessa de novas experiências parecidas num futuro próximo, contanto que o papai não "erre o alvo novamente"...

4 comentários:

  1. Acabamos de chegar do Chile e em Santiago contratamos o Marcelo Bustos para ser nosso guia turístico, foi a melhor decisão que tomamos, excelente profissional, Ficamos até amigos!

    Boa crônica amigo.

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Vereda,

    Que legal que gostaram do Marcelo. Ele realmente é muito legal!

    Abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas colocadas. Vc pode me dar mais dicas de passeios?Vou em julho
    Um abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vou em familia em agosto/15, você tem email desse rapaz, Marcelo Bustus? Agradeço

    ResponderExcluir