sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Concha y Toro - Santiago, Chile

Um dos pontos altos de uma viagem ao Chile trata-se da enogastronomia. Bons restaurantes (post em breve) e vinícolas estão por todos os lados. Quando planejamos a viagem, decidimos visitar a vinícola Matetic. Sua produção é toda orgânica, tem um bom restaurante e sua visita é menos turística que a da tão famosa Concha y Toro. Infelizmente, o preço para o transporte (já que fica longe de Santiago no Vale de Casablanca) e o clima chuvoso foram determinantes para o cancelamento de nosso passeio. O valor do transporte para 2 adultos e 1 criança ficava em torno de 400 reais pela própria vinícola. Conseguimos por 360 reais com táxi particular.  Para quem quiser saber mais sobre esse programa recomendo a leitura do blog Chile para Crianças. Restava a opção de conhecer uma viña mais próxima e nada melhor que a Concha y Toro. Além de excelentes vinhos com bom custo benefício ainda é possível utilizar transporte público para chegar até lá. Importante ressaltar que é necessário fazer a reserva com pelo menos 24h de antecedência. Você escolhe o horário e a língua desejada, inglês ou espanhol. Minha dica é que se tiver domínio na língua inglesa, essa seja sua opção, pois a turma é menos cheia e você pode aproveitar um pouco mais. O custo do tour tradicional fica em aproximadamente 32 reais por pessoa. Existem mais 2 tipos, o Marques da Casa Concha e o Don Melchor experience com custos mais elevados. Tudo acertado, hora de partir para a viagem. Como estávamos na porta da estação Manuel Montt, pegamos a linha 1 (vermelha) em direção a Los Dominicos. Na terceira estação, Tobalaba, fizemos a baldeação para a linha 4 (azul) em direção a Plaza de Puente Alto. Aí é só relaxar pois são 21 estações até Las Mercedes. O trajeto total durou em torno de 1 hora. O metrô é bem tranquilo e limpo e fomos sentados o tempo inteiro desde a estação Tobalaba. Nossa pequena não resistiu e dormiu no seu carrinho.


Ao chegarmos à estação de Las Mercedes, descemos e pegamos um táxi. Em poucos minutos estávamos na Concha y Toro. São 3000 pesos chilenos por trecho, o que equivale a 12 reais aproximadamente. Na região de Las Mercedes é necessário um pouco mais de atenção aos pertences, mas o ponto de táxi fica logo ao lado da saída. Cuidado apenas para não pegar os que tem placas com destinos na parte de cima do veículo. Fomos recebidos e encaminhados para nosso tour. Assistimos um vídeo inicialmente e partimos. Mais uma vez a chuva nos atrapalhou. Acabamos tendo que pular as vinhas e a casa de Don Melchor, o que tornou o passeio um pouco menos interessante. Degustamos 2 taças de vinho, conhecemos a sala para o estoque dos vinhos Concha y Toro e a sala de estoque do Casillero Del Diablo. Não quero estragar a historinha, mas saibam que o que se vê lá faz jus e explica o motivo do nome do vinho...







Terminado o tour, ganhamos as taças em que fizemos a degustação. Momento da loja de vinhos! Como já estávamos na hora do almoço, decidimos escolher alguma refeição no Wine Bar. Nossos pratos foram um salmão ao molho de alcachofras com arroz verde e um fetuccine de camarões. Fantásticos os dois! Fizemos mais uma degustação, a premium de Don Melchor e Marquês da Casa Concha. Aprovados!




Após o almoço, compramos algumas garrafas de vinho e voltamos cambaleantes e felizes para o nosso hotel...


Vale a pena o tour? Bom, vimos e degustamos o que mais queríamos (vinho!), tivemos um excelente almoço, gostamos da historinha do Casillero Del Diablo e compramos algumas garrafas com bons preços. Achei o esquema bem pra turista, mas no final das contas tudo que nos faz felizes, vale a pena, não é mesmo?


2 comentários:

  1. estou indo em outubro e estou aproveitando todas as suas dicas tanto de transporte qto sua experiência pessol, obrigada por dividir conosco , abraços valéria

    ResponderExcluir
  2. Olá Valéria! Que bom que está ajudando! Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir