segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Dachau, a vergonha que ninguém quer lembrar



Dachau é uma capítulo a parte em minha viagem à Munique. Sempre fui muito ligado nas histórias da Segunda Grande Guerra, não por interesse mórbido ou por achar algo interessante, mas simplesmente por tentar entender os motivos que levam um povo a fazer tudo que fez. Sei que esta guerra não foi a única e nem a mais injusta, mas a grandeza dela sempre me despertou a atenção.
Dachau foi um dos primeiros campos de concentração da Alemanha nazista e inicialmente se destinava a prisioneiros políticos durante implantação do regime.
Eu e meu grande amigo Eustáquio saímos de carro de Munique rumo à Dachau, cidade vizinha. Levamos pouco tempo para chegar, porém quase uma eternidade até encontrar algum morador que soubesse indicar o caminho até o local. Todos baixavam a cabeça e diziam não saber do que se tratava e não havia placas indicativas. Entendemos o que se passava e insistimos até que um taxista nos explicou de maneira bem superficial como chegar ao campo.
O que nos esperava justifica toda e qualquer intenção de apagar aquilo da memória. As imagens, textos e sentimentos naquele local são de uma força extrema. Pior que alguém poderia imaginar...



Na entrada a célebre mentira: ARBEIT MACHT FREI - Apenas o trabalho liberta!
Entramos naquele local e não pronunciamos uma palavra até a saída. Parecia que estávamos engasgados... Esperança que tal loucura não se repetisse jamais!









Um comentário:

  1. lindas fotos! adorei, ve se coloca as cronicas todas no blog. pra dexar registrado!
    beijosssss

    ResponderExcluir