sábado, 11 de dezembro de 2010

Chapada Diamantina, Bahia

Esse é um destino altamente recomendável para os que gostam de belezas naturais e aventura. Fomos especificamente para a cidade de Lençois. Fica a 412 km de Salvador e a viagem de ônibus dura em torno de 6 horas. Saimos no das 23h30. Na época (2004) a estrada era terrível e as histórias de assaltos muito comuns. Não dormi praticamente nada por causa dessa combinação!
Chegamos bem cedo à cidade e nosso transfer para a pousada demorou a aparecer. A distância a ser percorrida era pequena, mas como era uma cortesia resolvemos aceitar. Depois de alguma espera, fomos levados à pousada, onde desejávamos descansar um pouco antes de qualquer programação. Segundo ponto negativo: apesar de termos avisado sobre o horário da chegada, não haviam guardado quartos para nós. Após nossa justa reclamação, fomos acomodados (éramos 6) na casa da dona da pousada. Alguns pelos sofás, outros em camas, alguns em poltronas... Infelizmente não lembro o nome do lugar.
Após um bom café da manhã, resolvemos partir para a aventura. Descobrimos um guia muito gente boa chamado Tasso. Combinamos que faríamos a trilha para a Cachoeira do Sossego e no retorno passaríamos pelo Ribeirão do Meio. Uma dia inteiro de caminhada! Ele fez questão de avisar que não era uma trilha fácil. No começo tudo era festa!

À medida que o tempo ia passando, o caminho ia ficando mais difícil. Na maior parte do tempo a trilha era sobre rochas e tínhamos que ficar pulando de uma para outra, subindo, descendo... Nossa veterana (minha mãe) com 63 anos na época seguia firme e nenhum dos mais jovens ousaria reclamar antes dela! Fizemos a trilha sem outros grupos por perto. Apenas cruzamos 1 ou 2 pelo caminho. Passamos por diversas casas abandonadas pelos antigos garimpeiros da região. Em alguns momentos fomos recompensados por banhos de rio extremamente gelado, porém restaurador de energias.

Terminado o descanso, partíamos para a árdua caminhada. Quando estávamos bem próximos ao destino, a cachoeira do Sossego, tivemos que enfrentar o trecho mais pesado. Passamos por grutas e pedras cada vez maiores. Nossa veterana começou a dar sinais de cansaço. Podíamos começar a ficar cansados oficialmente!



Após aproximadamente 3 horas de caminhada, chegamos ao nosso objetivo! Mais banho de água gelada! O local realmente faz jus ao seu nome. Sossego! Hora de fazer um merecido lanche e iniciar o retorno. Exatamente pelo mesmo local por onde viemos! Já nem estava tão difícil assim...

Mais 3 horas de caminhada e chegamos ao Ribeirão do Meio onde é possível usar um tobogã natural. Nossa veterana já necessitava de auxílio para continuar... Bom, se bem que acho que não era só ela... Cervejinha gelada para recuperar e retornar à pousada. Dia seguinte partiríamos para novas aventuras. A trilha é pesada, mas não é impossível! Fica o aviso. Os que se aventurarem terão uma grande recompensa! Sossego!



Obs.: A qualidade das fotos não ficou legal devido à camêra utilizada na época e necessidade de digitalização.

2 comentários:

  1. essa trilha da cACHOEIRA DO SOSSEGO LEMBRA AS FORMAS DAS PEDRAS LEMBRA 'GAUDÍ", FOI MINHA ÚLTIMA TRILHA COM O GUIA MAS ANTIGO DA CIDADE DE LENÇOIS ..MUITAS HISTÓRIAS Q TUDO Q TINAH ALI JA FOI MARRRRRR...ÓTIMO

    ResponderExcluir
  2. É uma trilha linda, mas bem pesada também! Acho que não faria novamente...

    ResponderExcluir