
O João de Santo Cristo certamente estava com a razão quando se manifestou a respeito disso. Brasília continua sendo uma cidade linda! Sua arquitetura única, a mistura de povos e o charme do planalto central fazem dela uma cidade especial. Está certo que seu clima não é dos mais agradáveis, porém isso não tira sua beleza. Mas o que vem acontecendo com nossa cidade?
Brasília sempre nos ofereceu condições para se viver com qualidade, segurança, educação e saúde acima do padrão das outras. Parecia que estávamos vivendo num oásis no meio do deserto. Sei que nunca foi a realidade brasileira, mas poder vivenciar isso me trazia a sensação de que a expansão de tal padrão fosse possível. Havia a esperança de que pelo menos em algum lugar a coisa estava sendo feita da forma mais próxima do ideal.

Passei longos anos fora da cidade e quando voltei não encontrei a mesma cidade. O trânsito está cada vez mais problemático, semáforos a cada esquina, pedintes a cada metro, insegurança, miséria, sistema de saúde caótico, educação cada vez pior... Lembro-me bem dos anos 80 em que estudei na Escola Classe 214 Sul. Escola pública mesmo! Foi lá que aprendi a ler, foi lá que tive a base para toda minha educação. Dificilmente alguém com condições faria o mesmo hoje em dia. A falta da educação parece ser interessante para certos grupos... Políticos! Alguém ainda tem esperança nessa classe? Neste ano as promessas serão imensas. Obras estão espalhadas por todos os lados. Não que elas não sejam importantes, mas elas só ocorrem onde existe interesse político. Estamos cercados de favelas, miséria, falta de saneamento, transporte público deficitário. Pouco se faz para que isso mude. Continuamos na boa e velha cultura do pão e circo! Concordo com todos os programas assistenciais. Acho apenas que seria crucial que fizéssemos com que o povo tivesse possibilidade de mudar sua condição. Estamos longe disso! Dia desses ouvi de uma senhora na rua: - Fulaninho precisa voltar a estudar. Pensei comigo que realmente essa seria a única forma de mudar a perspectiva e então a senhora continua: - Se ele não voltar, vamos perder o bolsa escola! Que esperança podemos ter com essa cultura deformadora?

"As grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que está nesta prisão..." Vivemos numa cidade, e logicamente que podemos extrapolar para o país, em que não temos medo apenas de sermos assaltados. Temos medo de sermos mortos mesmo tendo feito tudo o que o bandido pediu. Temos medo de chegar em casa e alguém estar a nos esperar. Temos medo de que nossos filhos não voltem à noite. Temos medo de sermos abordados ao estacionar o carro na rua. Mas para esse último problema podemos ficar tranquilos. Nosso amado governador (lembrem-se que fomos perdoados recentemente por ele pelas injustiças que cometemos) criou um cadastro dos guardadores de rua. Agoram usam colete verde e podemos dar uns trocadinhos sem problema! Ué, mas já não pagamos impostos e não teríamos direito a essa segurança? Parece que não...

Como diria nosso companheiro Lula Molusco: Nunca na história de nosso país as coisas foram tão claras, transparentes! Agora sabemos exatamente quem são os caciques, sabemos quais são seus crimes, seus comparsas e, principalmente, que ninguém pagará por nada! Vocês já imaginaram uma aliança entre o bigodudo Sarney, o Collorido e Lula Molusco?
Bom, o natal passou, com ele se foi a época de "Panetones", com eles o esquecimento vai tomando conta de todos e tudo continua na mesma... Fica a esperança que político honesto deve existir em algum lugar... Talvez na Lapônia, vizinho de um certo bom velhinho...

"E o João não conseguiu o que queria quando veio pra Brasília com o Diabo ter... Ele queria era falar com o presidente pra ajudar toda essa gente que só faz... Sofrer!!!"
Claudio, ótima crônica, atualizou minha visão de Brasília, sinto saudades dessa cidade morei aí nos anos 80 época q não aguentavamos mais a ditadura, época q para se comprar um PASQUIM nas bancas tinhamos medo q ela explodisse ... mas naquele tempo ainda não havia democracia ... hj os mesmos q lutavam pela democracia estão ou já estiveram no poder e mesmo assim não há segurança !!! Apesar de td sinto saudades, de sua arquitetura, curvas, desse planalto central ... e certamente da pessoa mais especial q tinha por aí ... nosso PAI !!! Bjsss irmãozinho
ResponderExcluirCacco, concordo plenamente com tudo.
ResponderExcluirBrasília não é mais a mesma cidade em que vivíamos quando crianças, lembro que eu andava a pé à noite pelas SQS e SQN's sem medo de sequestro-relâmpago, tinham aquelas duplinhas "Cosme e Damião" que faziam a segurança no comércio, estudava em escola pública e ia para aula sem a menor crise e sabia que estava tendo um bom ensino e que na verdade as escolas públicas eram renomadas aqui na capital. Uma pena o que o nosso "ex querido" e provável "futuro" governador Roriz, favelizou a cidade e contribuiu enormemente com a realidade atual... Mas o negócio é ter fé em Deus e pé na tábua que uma hora a coisa dá certo!
bjs